Tricotilomania : Hábito de Arrancar o Cabelo
- Psiquiatra Popular

- 31 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

A tricotilomania é um transtorno comportamental caracterizado por um impulso recorrente e difícil de controlar de arrancar fios de cabelo ou pelos de outras regiões do corpo, como sobrancelhas, cílios e barba. Como consequência, ocorre rarefação ou falhas visíveis nessas áreas.
O grau de consciência em relação a esse comportamento varia entre os indivíduos. Algumas pessoas realizam o ato de forma automática, sem perceber, enquanto outras puxam os fios de maneira consciente.
Sintomas da tricotilomania
Diversos comportamentos ritualísticos podem acompanhar o ato de arrancar os cabelos. Alguns pacientes procuram cuidadosamente um tipo específico de fio antes de removê-lo, enquanto outros seguem padrões determinados para realizar o ato.
É comum que os fios sejam enrolados nos dedos, passados entre os dentes ou mordidos após serem arrancados. Em alguns casos, ocorre a ingestão dos cabelos, comportamento conhecido como tricofagia, que representa um risco à saúde por poder causar obstrução intestinal.
Qual é o tratamento?
O tratamento da tricotilomania é realizado, principalmente, por meio da psicoterapia, sendo a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) a abordagem mais utilizada.
Devido à possibilidade de lesões e infecções na pele, o acompanhamento com um dermatologista também pode ser necessário. Além disso, quando a tricotilomania está associada a outros transtornos, como a depressão, o uso de medicações pode ser indicado como parte do tratamento.
Psiquiatra Popular | Psiquiatra e Psicologia Online





Comentários