
Tratamentos
Depressão
Caracterizado predominantemente por tristeza e perda de prazer, um dos quadros psiquiátricos mais prevalentes na população, com impacto social, familiar e profissional.
Transtorno Bipolar
Também chamado de Transtorno Afetivo Bipolar, no qual há oscilação do humor em fases depressivas e eufóricas, com grave prejuízo social, familiar e profissional.
Transtornos Alimentares
Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, Anorexia e Bulimia Nervosa são transtornos alimentares comuns, oriundos de distorções da imagem corporal, com comportamentos desadaptativos e prejuízo na saúde física e interação social.
Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos
Transtornos mentais graves e de difícil manejo, com alucinações e alterações do juízo de realidade, delírios de conteúdos autorreferentes, persecutórios, místicos ou religiosos.
Reações de estresse agudo e luto
O estresse é desencadeado frente ao adoecimento ou trauma, e compreende respostas adaptativas do indivíduo às demandas ambientais. Indivíduos podem cursar com sintomatologia variável em transtornos relacionados ao estresse, pós traumáticos e luto patológico.
Transtornos de personalidade
São caracterizados por extrapolações da personalidade em padrões inflexíveis e disfuncionais de relação interpessoal, gerando sofrimento e grave comprometimento no desempenho individual, conjugal, familiar, profissional ou acadêmico.
Ansiedade e pânico
Sintomas de ansiedade intensos, com grandes preocupações envolvendo futuro, chegam a “paralisar” o indivíduo, trazendo dificuldades na vida social, familiar e profissional/acadêmica.
Transtornos do sono
Mudanças nos padrões ou hábitos de sono que podem afetar negativamente a saúde. Entre os transtornos mais comuns estão: insônia, síndrome das pernas inquietas, jet lag, narcolepsia, terror noturno, sonambulismo, apneia obstrutiva do sono.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
O TOC se apresenta por pensamentos intrusivos (obsessões) e/ou rituais repetitivos (compulsões). As compulsões geralmente buscam anular ou neutralizar as obsessões.
Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Caracterizado por padrão de comportamentos desatentos, hiperativos e/ou impulsivos, com prejuízo no desenvolvimento, na vida acadêmica e nos relacionamentos, pode ser diagnosticado em crianças, adolescentes e adultos.
Transtornos do Impulso
Caracterizados pelo fracasso em resistir a um ímpeto de vontade de executar um ato perigoso para a própria pessoa ou para outros, estão entre os transtornos do impulso: transtorno explosivo intermitente, impulso sexual excessivo, jogo patológico, compras compulsivas, amor e ciúme patológicos, dependência de Internet, entre outros.
Psiquiatria na gestação
A gestação, parto e puerpério são fatores de risco para a nova ocorrência ou recaída de condições psiquiátricas pré-existentes. É encontrada alta prevalência de transtornos de ansiedade e de humor em gestantes e puérperas, necessitando cuidados específicos nesta fase de vida da mulher.